Friday 8 October 2010

Sem cedilha ou acento

Ha pouco mais de um ano, sai do Brasil para fazer pos-graduacao em Comunicacao e Marketing Internacional na Inglaterra e Franca. 


Rivais na guerra dos Cem Anos, os dois paises ainda sao muito diferentes. Nao so porque sao separados pelo mar, como tambem pelas pessoas, costumes, habitos e cultura.


Por exemplo, lembro-me do meu primeiro dia em Poitiers (cidadezinha Francesa onde morei por 5 meses), em que achei interessante como as pessoas se olhavam. Claro que comparada a Sao Paulo, onde todo mundo se olha ate demais, nao tem nada de novo. Mas quando se vive na "fechada" Londres, onde cada um tem seu canto, e ninguem se olha nem mesmo na multidao, se sabe do que estou falando.


Outro exemplo eh a cultura da "visita francesa", em que depois de uma certa hora do dia (20h / 22h) nao eh educado tocar a campainha da casa de um amigo sem antes telefonar e tipo, marcar hora. Loucura, ne?! Ja aqui em Amsterdam ter cortina nas janelas nao eh tao normal assim...


Bom, a bagagem cultural que estou adquirindo morando aqui fora me interessou cada vez mais e me abriu a cabeca para muita coisa que viria pela frente. 





Ao inves de voltar ao Brasil logo depois de terminar as aulas na faculdade, resolvi me jogar de cabeca e conhecer o mundo publicitario na bela Amsterdam. E mais uma vez simplesmente estou adorando esta mudanca cultural. Toda manha pego minha bike com cesta com florzinha e tudo (nao, nao eh uma Caloi) e pedalo ate a agencia de propaganda em que trabalho, a StrawberryFrog.


Minha intencao eh (sorry, como voce viu no titulo nao tenho acento) dividir com voces minhas experiencias multiculturais e saber das suas tambem!


Ate mais!

No comments:

Post a Comment