Tuesday 6 November 2012

O Olhar Estrangeiro


Lembro-me de uma vez ter dito: "Adoro me perder por Sao Paulo. Afinal, so assim vou achar os caminhos alternativos e mais rápidos".
O contexto era uma entrevista de emprego.
Meses depois consegui a vaga, mas já partia para uma aventura internacional...

Cheguei na Zoropa.
Explorei o novo, o desconhecido; indo além do roteiro turístico - até porque andar com mapinha nunca foi muito minha cara.
Enfim, passei um tempo conhecendo o território com o olhar do estrangeiro.
Falando nisso - uma pausa para filosofar - gosto do conceito do olhar estrangeiro. Já aproveito para fazer referência a meu amigo Fernando Palácios, quem me apresentou o conceito, que sugere olhar tudo o que se vê como se fosse a primeira vez.

E o que acontece quando o olhar se acostuma?

Mesmo que a gente não queira, tem horas em que o novo vira quase que uma rotina.
E o caminho, já um caminho da roça.
Falando de Europa, sinceramente, o frio também ajuda a ir na rotina.
A gente vai se aconchegando, aconchegando, ate que se percebe que o novo nao é tão novo assim:
O mesmo restaurante para comer aquele prato especial que so tem la.
O mesmo bartender te atende no pub e você pede a mesma cerveja que adora e que diz ser a melhor cerveja do mundo (no caso, Leffe - provem!).
O mesmo caminho a margem do rio Tamisa.
O programa de sábado, que é uma delicia, mas já virou rotina também.
O mesmo supermercado.
A mesma salada pra nao engordar.

Pára, quero descer!

Eu que sempre gostei do novo, descobri que é essencial ter esse olhar do estrangeiro, meio que adaptado a rotina.
Por isso, resolvi mudar. Todo dia tento fazer algo novo, por menor que seja seu impacto na minha rotina.
Já tentou?
Aquele mesmo coffeeshop pode esperar pro mês que vem, e dar espaço a novos lugares. Pra que passar reto na vitrine, se eu posso entrar naquela loja do meio do caminho da roça. Em falar em caminho da roça, pra que o mesmo ônibus e pra que descer no mesmo ponto?

Enfim...

Novo, seja muito bem-vindo.

Quanto ao novo programa do Cooltural Trips?
Roteiro sendo escrito agora!


No comments:

Post a Comment